domingo, 29 de junho de 2008

O Deserto


O Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.


O Deserto do Atacama é um muito visado por turistas, para prática do trekking, montanhismo, montaria, off-road e mountain bike, e arqueólogos devido a possuir interessantes artefatos arqueológicos e históricos, além de salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e canyons de água cristalina. Também há múmias com mais de 1000 anos deixadas pelos Chinchorros (antigos habitantes da área).


As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro do Atacama. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados.

Benditos sejam os fotógrafos! Apresentando, Chile







quinta-feira, 26 de junho de 2008

Michelle Bachelet


Verónica Michelle Bachelet Jeria é uma médica pediatra e política chilena, atual presidente de seu país, e também presidente da União de Nações Sul-Americanas.
Membro do Partido Socialista do Chile, ocupou o lugar de ministra da Saúde no governo de Ricardo Lagos entre 2000 e 2002, e posteriormente o cargo de Ministra da Defesa, tendo sido a primeira mulher a exercer este cargo na América Latina.


Foi eleita Presidente do Chile para um mandato de 2006-2010, sucedendo ao ex-presidente Ricardo Lagos. Também aqui é a primeira mulher a ascender ao lugar cimeiro na hierarquia do Estado, na América do Sul.


Chile


Capital: Santiago

Língua oficial: Espanhol

Presidente: Michelle Bachelet

Moeda: Peso Chileno

Hino Nacional: Puro Chile

Lema: Por la razón o la fuerza

O Chile (cujo nome oficial é República do Chile) é um país localizado no sudoeste da América do Sul, limitado a norte pelo Peru, a leste pela Bolívia e pela Argentina, a sul pelo Estreito de Drake e a oeste pelo Oceano Pacífico.

Os primeiros europeus a chegarem na terra que é hoje o Chile foi o grupo liderado por Diego de Almagro, o Velho. A primeira cidade fundada pelos europeus nessa região povoada pelos incas foi Santiago, em 1541.
A proclamação da república do Chile ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818.

Nas eleições de 2005, os chilenos escolheram como Presidente Michelle Bachelet, primeira mulher no cargo e filha de um dos torturados e mortos pelo regime de Augusto Pinochet, dando continuidade desde a redemocratização do país no governo de centro-esquerda. Seu mandato será mais curto de que seus antecessores, devido a reformas na Constituição local.

O clima do Chile varia dramaticamente entre o subtropical no norte, passando pelo mais árido deserto do planeta, o deserto de Atacama, por um vale fértil no centro até um sul frio e úmido, coberto por florestas. As características mediterrânicas do vale central tornam-no ideal para o cultivo de frutos de mesa, uma das maiores exportações do Chile, e para a produção de vinho, também uma exportação importante.

Considerada a economia mais próspera da América Latina, o crescimento econômico do país superou os 6% nos anos de 2004 e 2005. Junto ao crescimento ocorre uma maior diversificação econômica, diminuindo a importância da mineração (principalmente o cobre no produto interno bruto do país - apesar de ainda representar 35% das exportações) - e aumentando a participação dos serviços.

A população chilena é majoritariamente branca e mestiça, de origem espanhola e indígena.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

América Latina é a segunda região com maior número de trabalhadores forçados, diz OIT




Brasília - Com pelo menos 1,3 milhão de pessoas em situação de trabalho forçado, a América Latina e o Caribe formam a segunda região com o maior índice desse tipo de ocorrência no mundo.

A estimativa é da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para o chefe do Programa Especial de Combate ao Trabalho Forçado da organização, Roger Plant, pelo menos 250 mil desses trabalhadores também são vítimas do tráfico de pessoas, atividade que geraria até US$ 1,34 bilhão de forma ilícita por ano na região.

Em todo o mundo, a organização estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas em trabalho forçado, 9,5 milhões na Ásia. Os ganhos ilícitos gerados pelo trabalho forçado, de acordo com a OIT, chegam a US$ 32 bilhões, em todo o mundo.

Apesar dos números, Plant destacou que a América Latina também tem um cenário de esforço renovado para erradicar e prevenir o problema. Entre as iniciativas, ele lembrou a parceria que a OIT tem em estratégias nacionais de combate ao trabalho forçado no Brasil, Peru, Bolívia e Paraguai.

No caso brasileiro, a OIT destaca a ação do Grupo Móvel de Fiscalização, no qual participam fiscais do trabalho e outros agentes do Estado. A iniciativa, considerada uma das que têm mais êxito, vai ser apresentada durante o seminário de inspetores do trabalho, realizado no Peru desde ontem (18).

Os participantes da reunião também vão conhecer um novo manual da organização, para os fiscais.Para Plant, é necessário que experiências como a brasileira sejam reproduzidas em outros países, para que se consiga alcançar a meta da OIT de erradicar todo o trabalho forçado até 2015. Plant participou ontem (18) da abertura do seminário de inspetores do trabalho.

Agência Brasil

Bajo el límpido azul de tu cielo, blanca y pura descansa la paz...

Explore... Vulcão Arenal


Uma das principais atrações da Costa Rica é o vulcão Arenal. La Fortuna é a cidade-base de expedições ao vulcão, o mais ativo da América Central, com 1.633 m de altitude. Para uma breve explicação do que significa explorar a ecologia desse país se pode começar por números exatos: 20 parques nacionais, 26 áreas protegidas, 9 reservas de bosque, 8 reservas biológicas, 7 santuários selvagens e um total de 13.000 km² de montanhas, rios, pântanos, planícies e praias.

Mais algumas imagens. Dessa vez é a Costa Rica!







quarta-feira, 18 de junho de 2008

Costa Rica


Capital: San José

Língua oficial: Castelhano

Presidente atual: Óscar Rafael de Jesús Arias Sánchez

Moeda: Cólon costa-riquenho

Hino Nacional: Noble patria, tu hermosa bandera ("Nobre pátria, tua linda bandeira")

Lema: ¡Vivan siempre el trabajo y la paz!("Vivam sempre o trabalho e a paz!")



A Costa Rica é um país da América Central, limitada a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar das Caraíbas e pelo Panamá e a sul e oeste pelo oceano Pacífico.


Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago. Os limites demarcatórios foram fixados entre 1560 e 1573.


A Costa Rica tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e três anos depois uniu-se, por pouco tempo, ao México. Durante a administração do general Tomás Guardia, que governou despoticamente o país entre 1870 e 1882, a Costa Rica atingiu notável desenvolvimento econômico.


Em 1890 tornou-se presidente José Joaquín Rodríguez; sua eleição foi considerada a primeira inteiramente livre e sem fraudes na América Latina e inaugurou uma tradição de democracia na Costa Rica.


Ao longo da década de 1980, a Costa Rica preservou seu regime político, baseado no poder civil legitimado por eleições, mas se enredou em problemas econômicos e financeiros, dos quais o mais premente foi a dívida externa.


De acordo com a constituição de 1949, a Costa Rica não tem exército. A ordem é mantida pela guarda civil e por um corpo de guardas rurais, no interior.


O país apresenta um nível de segurança pública intermediário, sendo que os cidadãos são tranqüilos pois, de acordo com pesquisas realizadas, o presidente e os vice-presidentes se ocupam em cuidar da segurança do país, previnindo conflitos e violência.


A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sueste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste.


A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos electrônicos. O turismo é influenciado por seus elementos naturais, as Cordilhieras, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras.

domingo, 15 de junho de 2008

Atravesse o Canal a bordo deste navio...

Mais algumas fotos desse incrível projeto de engenharia - O Canal do Panamá

Canal do Panamá


Após dez anos de trabalho e da escavação de um volume de material quase quatro vezes maior do que o inicialmente projetado, o canal foi finalmente concluído a 10 de Outubro de 1913, com a presença do presidente estadunidense Woodrow Wilson, que naquela data apertou o botão para a explosão do dique de Gamboa. Diversos trabalhadores das Índias Ocidentais trabalharam no canal, e a sua mortalidade oficial elevou-se a 5.609 mortos.

Concluídas as obras complementares, quando o canal entrou finalmente em atividade, a 15 de Agosto de 1914, constituía-se numa maravilha tecnológica. A complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios de sua época. O canal foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.

Os Estados Unidos usaram o canal durante a Segunda Guerra Mundial para revitalizar sua frota devastada no Pacífico. Alguns dos maiores navios que os Estados Unidos tiveram que enviar pelo canal foram porta-aviões, em particular o USS Essex. Eles eram tão largos que, apesar de as eclusas poderem contê-los, os postes de luz que bordam o canal tiveram que ser removidos para que pudessem passar. Actualmente, os mais largos navios que podem atravessar o canal são conhecidos como Panamax.

sábado, 14 de junho de 2008

Panamá


Língua oficial: Espanhol

Capital: Panamá

Presidente: Martín Torrijos Espiño

Moeda: Balboa

Hino Nacional: Himno Istemño

Lema: Pro Mundi Beneficio (Em Benefício do Mundo)

O Panamá está localizado próximo à linha do Equador, e ocupa o istmo que une a América do Sul à América Central. É banhado ao norte pelo Mar das Caraíbas, ao sul, pelo Golfo do Panamá e o Oceano Pacífico, e tem limites a leste com a Colômbia e a oeste com a Costa Rica.

A região possui cerca de 1,5 mil ilhas, tendo quase 30% de seu território ocupado por reservas ambientais.

O Panamá era parte do território da Colômbia, país que iniciou negociações no início do século XX com os Estados Unidos, após uma mal-sucedida tentativa de empresários da França, para que fosse realizada a construção do Canal do Panamá, que possibilitaria o trânsito de embarcações entre os Oceanos Atlântico e Pacífico com a conseqüente facilitação e aumento do comércio mundial.

Em 3 de novembro de 1903 uma revolta local foi dirigida por agentes da sociedade que comprara o projeto do canal. Estes foram encorajados pelos Estados Unidos e França a declarar a independência do Panamá. Menos de três semanas depois o recém-formado governo assinou o Tratado Hay-Bunau-Varilla com o governo dos Estados Unidos. As obras de construção do Canal do Panamá foram assumidas pelos norte-americanos em 1904 e se estenderam por dez anos. O governo da Colômbia, no entanto, somente admitiu a independência do Panamá em 21 de dezembro de 1921.

Em 14 de dezembro de 1999, realizou-se o ato protocolar EUA-Panamá, em que se efetuou a troca de notas alusiva à transferência formal do Canal, ocorrida no dia 31 de dezembro do mesmo ano, conforme os Tratados Torrijos-Carter de 1977.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Conheça Honduras

Copán


Copán é uma antiga cidade pré-colombiana situada no extremo oeste de Honduras, no departamento homônimo, próximo à fronteira com a Guatemala. Este lugar é o maior sítio arqueológico do período clássico da civilização maia.

Com as descobertas arqueológicas das ruínas maias, a pouco mais de um quilômetro de distância, a pequena aldeia onde se reuniam os plantadores de fumo do vale do rio Copán se transformou em vila logo seus moradores se viram em meio a uma pequena cidade repleta de turistas chegando e saindo.

Copán se transformou numa das mais movimentadas encruzilhadas da América Central, onde se pode encontrar, num mesmo albergue, viajantes falando inglês, espanhol, holandês, alemão, hebraico, francês, japonês, coreano e até português, embora esses em bem menor número.

Uma notícia triste e recente sobre a região


Avião sofre acidente em Honduras e mata cinco, incluindo a embaixatriz brasileira no país

Um avião da companhia aérea Taca (Transportes Aéreos del Continente Americano) sofreu um acidente nesta sexta-feira em Honduras. O vôo 390, que vinha de El Salvador, derrapou ao pousar na pista, invadiu uma via e deixou cinco mortos, segundo o chefe do serviço de emergência local, Carlos Cordero.

Entre os mortos está Janet Chantal Neele, mulher do embaixador brasileiro em Honduras, Brian Michael Fraser Neele, que ficou ferido, segundo informações do Itamaraty. Também morreu o presidente do Banco Centro-Americano de Integração Econômica, o nicaraguense Harry Brautigam, o piloto e pessoas que dirigiam carros atingidos pela aeronave.

O embaixador e sua mulher acompanhavam a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a El Salvador. O embaixador sofreu diversas fraturas e encontra-se hospitalizado.

Um funcionário da companhia aérea disse a uma televisão de Honduras que havia 142 pessoas a bordo. O acidente aconteceu durante a aterrissagem da aeronave no aeroporto da capital Tegucigalpa. O avião saiu da pista e invadiu uma via bastante movimentada da cidade. O avião também atingiu um pequeno comércio e, segundo testemunhas, partiu-se em três pedaços após bater em uma árvore. Cerca de 20 mil galões de combustível vazaram e trazem graves riscos de incêndio.

A empresa disse que vai investigar as causas do acidente e deve soltar uma nota oficial sobre o fato.Autoridades lutam há anos para modernizar o Aeroporto Internacional Toncontín, que conta com uma pista de pouso curta, equipamentos de navegação primitivos e proximidade com colinas, o que faz do aeroporto um dos mais perigosos do mundo.


Fonte: Uol Notícias

terça-feira, 3 de junho de 2008

Honduras



Língua oficial: Espanhol
Capital: Tegucigalpa
Presidente: Manuel Zelaya
Moeda: Lempira
Hino nacional: Tu bandera es un lampo de cielo
Lema: Libre, Soberana e Independiente


É um país limitado a sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala.

Foi descoberta em 1502, por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem. Teve a independência reconhecida pela Espanha no ano de 1821.

Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos das Américas. A agricultura é um ponto importante em sua economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra.
Os principais produtos da pauta de exportações são: café, banana e camarão.

Honduras apresenta três regiões geográficas diferenciadas: as planícies do norte do país, que constituem uma faixa paralela à costa do Caribe; as terras baixas do sul, que margeiam a desembocadura do Rio Choluteca, no Golfo de Fonseca; e as montanhas do interior, cujas altitudes superam 2.500 m.

A maioria da população é mestiça. A distribuição pelo território é homogênea, embora o nordeste seja menos povoado. As cidades concentram 53,7%dos habitantes.

A média de filhos por mulher é alta a mortalidade infantil, moderada (32,1 por mil)e a população, muito jovem: 82% são menores de 15 anos.