quarta-feira, 18 de junho de 2008

Costa Rica


Capital: San José

Língua oficial: Castelhano

Presidente atual: Óscar Rafael de Jesús Arias Sánchez

Moeda: Cólon costa-riquenho

Hino Nacional: Noble patria, tu hermosa bandera ("Nobre pátria, tua linda bandeira")

Lema: ¡Vivan siempre el trabajo y la paz!("Vivam sempre o trabalho e a paz!")



A Costa Rica é um país da América Central, limitada a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar das Caraíbas e pelo Panamá e a sul e oeste pelo oceano Pacífico.


Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago. Os limites demarcatórios foram fixados entre 1560 e 1573.


A Costa Rica tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e três anos depois uniu-se, por pouco tempo, ao México. Durante a administração do general Tomás Guardia, que governou despoticamente o país entre 1870 e 1882, a Costa Rica atingiu notável desenvolvimento econômico.


Em 1890 tornou-se presidente José Joaquín Rodríguez; sua eleição foi considerada a primeira inteiramente livre e sem fraudes na América Latina e inaugurou uma tradição de democracia na Costa Rica.


Ao longo da década de 1980, a Costa Rica preservou seu regime político, baseado no poder civil legitimado por eleições, mas se enredou em problemas econômicos e financeiros, dos quais o mais premente foi a dívida externa.


De acordo com a constituição de 1949, a Costa Rica não tem exército. A ordem é mantida pela guarda civil e por um corpo de guardas rurais, no interior.


O país apresenta um nível de segurança pública intermediário, sendo que os cidadãos são tranqüilos pois, de acordo com pesquisas realizadas, o presidente e os vice-presidentes se ocupam em cuidar da segurança do país, previnindo conflitos e violência.


A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sueste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste.


A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos electrônicos. O turismo é influenciado por seus elementos naturais, as Cordilhieras, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras.

Um comentário:

jana disse...

ei Rafa,estou dando uma pescoçada por aqui, aliás, sempre entro por aqui, para ver as incriveis fotos que vc posta, estou aguardando as fotos próximas,beijos