Os Jogos Pan-americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, incluindo os esportes do Programa Olímpico e outros sugeridos pela organização da competição e aprovados pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-americana). Disputados de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos, foram realizados pela primeira vez em 1951, em Buenos Aires (Argentina). Porém, sua origem remete a 1932, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Em 2003 realizaram-se em Santo Domingo (capital da República Dominicana) dos dias 1 a 17 de agosto.
O evento ficou marcado pelos vários incidentes ocorridos: atrasos nas obras, troca de hinos, bandeiras erradas sendo içadas, placares defeituosos e superlotação em eventos que envolviam medalhas dominicanas.
O Brasil comemorou seu melhor desempenho em medalhas (22 a mais que no Pan de Winnipeg), terminando em quarto lugar (com 29 ouros, o mesmo conseguido pelo Canadá, terceiro colocado). 60% dos integrantes voltaram com prêmios para casa. A razão disso foi o sucesso nos esportes coletivos e o baixo nível técnico da competição (dos 123 pódios nacionais só o do atirador Rodrigo Bastos valeria uma medalha olímpica).
O vexame ficou com o multipremiado vôlei masculino, com Bernardinho dando palestra motivacional para outras modalidades enquanto seus comandados jogaram desconcentrados na República Dominicana e acabaram perdendo para a Venezuela nas semifinais, levando apenas o bronze.
O peixe-boi Tito é a mascote desta edição dos Jogos. Por ser um animal em extinção, Tito simboliza o compromisso do povo dominicano em defender a Ecologia.
Para saber um pouco mais sobre a história dos Jogos Panamericanos entre no endereço abaixo:
O site conta de forma leve e resumida a origem dos jogos e faz um breve retrospécto de cada edição.
5 comentários:
Bem legal, Rafa!! Estou adorando fazer um tour pela América com vc!! rs
Bjão
Muito interessante Rafaela!! Um blog que nos enriquece tanto quanto o seu faz a diferença!!
bjusss
Como assim..Bernardinho fez isso!?
Vexame mesmo...
Seu blog além de nos fazer querer viajar pela América Latina, nos proporciona uma reflexão da união que é possível para nosso desenvolvimento.
Faz-nos perceber que nós,latinos, temos cultura e podemos nos unir para nos impor ao mundo.
Por que visitar só a Europa?
Ah..vai para Repúblicana Dominicana...Guatemala...mais para onde Rafa!?
Adorei...
Esse pan foi especial!
Foi o pan do futebol feminino!
foi lindooooooooooooooooooooo
Postar um comentário