segunda-feira, 12 de maio de 2008

República Dominicana


Língua oficial: Espanhol
Capital: Santo Domingo
Presidente atual: Leonel Fernández Reyna
Moeda: Peso Dominicano
Hino Nacional: Quisqueyanos valientes ("Quisqueianos valentes")
Lema: Dios, patria, libertad ("Deus, pátria, liberdade")


A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti. Está dividida em 31 províncias e um distrito


A República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo. A região era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas.


Sua independência só veio em 1821, o país adotou então nome de estado Independente do Haiti Espanhol. Tropas do Haiti ocuparam o território entre os anos de 1822 e 1844, após a libertação, o país adotou o nome de República Dominicana.


O país foi ocupado pelos EUA entre os anos de 1916 e 1924. O general Trujillo governou o país como ditador entre os anos de 1930 e 1961. O período em que este ditador esteve no poder, foi a época mais obscura da história dominicana, com perseguições e assassinatos de opositores. Foram realizadas eleições no ano seguinte, após sete meses do novo governo, houve golpe militar, gerando assim uma guerra civil, a qual derrubou os golpistas em 1965.


Em 1966 Joaquín Balaguer subiu ao poder e se manteve nele durante um período de 12 anos, em um governo semi-ditatorial no qual fez uso de fraudes eleitorais e repressões contra seus opositores políticos.


A República Dominicana é uma democracia representativa. O presidente é eleito por um período de quatro anos, em anos divisíveis por quatro. As eleições congressuais e municipais são a cada quatro anos.


A região possui três cadeias montanhosas principais: Montanhas Centrais, Montanhas Setentrionais e Montanhas Orientais. A República Dominicana é um país de muitos rios.


A economia da República Dominicana caracteriza-se por estar em vias de desenvolvimento, com uma receita financeira média, dependendo principalmente da agricultura, comércio, serviços e, principalmente, turismo. As remessas de dominicanos que vivem nos Estados Unidos estimam-se em US$ 1500 milhão por ano.


Existe liberdade de culto na República Dominicana e todas as religiões são toleradas, mas a religião do estado é a religião católica. No entanto, nas últimas décadas, o protestantismo e grupos não-cristãos, como os judeus e muçulmanos, têm experimentado um forte crescimento nos adeptos.


A composição étnica da população é caracterizada, em sua maioria, por Multi-raciais (73%). Os haitianos são o maior grupo minoritário do país.


A cultura da República Dominicana tem, além das raízes européias, as africanas e americanas, mas muitos dominicanos preferem considerar-se culturalmente europeus. O país sofre com uma grande desigualdade social. O estilo musical do país é o merengue e A bachata (ritmo de dança originário nas favelas da República Dominicana) é também uma invenção dominicana e que se tornou popular além das fronteiras.

Um comentário:

Identidade Viva! disse...

Seu blog provoca-me... a querer conhecer o mundo, e em como ainda não sei nada sobre a história dos países.
Inteligente, simples e direcionado.

Quero conhecer a República Dominicana também!