domingo, 4 de maio de 2008

A Guatemala


Lema: Libre Crezca Fecundo ("Livre, cresça fecundo")
Hino nacional: Guatemala Feliz
Gentílico: guatemalteco(a)
Moeda: Quetzal
Capital: Cidade da Guatemala.
Língua Oficial: Espanhol
Governo: república presidencialista.
Presidente atual: Álvaro Colom

A Guatelama é o terceiro maior país da América Central, e decidi por começar a contar sua história no blog por se tratar do país que eu, pessoalmente, menos conhecia.

A região era habitada pelos maias e foi invadida pelos conquistadores espanhóis em 1523. As cidades-estado maias ofereceram grande resistência, e a última só foi efetivamente conquistada em 1697. Mais de 20 grupos étnicos de origem maia habitam o planalto em pequenos povoados.

Foi colônia espanhola até 1821 e experimentou vários governos civis e militares, assim como uma guerra civil que durou 36 anos (1960 – 1996).

A Guerra Civil da Guatemala ocorreu entre o governo e vários grupos de guerrilha que se opunham. Dentre esses quatro eram os principais: Exército Guerrilheiro dos Pobres, a Organização Revolucionária do Povo em Armas, as Forças Armadas Rebeldes e o Partido Guatemalteco do Trabalho. Esses 04 grupos se reuniram em 1982 e formaram a Unidade Revolucionária Nacional Guatemalteca. Cerca de 150.000 pessoas perderam a vida durante este período de tensão na Guatemala, mas este número pode ser ainda muito maior. Em 1996 foi assinado um acordo de paz dando fim ao conflito.

A Guatemala possui uma geografia diversificada. Com grandes lagos, cadeias e de montanhas e até vulcões (alguns ainda ativos, como o Tajumulco e o Tacaná). O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas, e possui uma belíssima costa caribenha.

A economia guatemalteca baseia-se na agricultura e seus principais produtos de exportação são o café, açúcar e banana, em sua maioria exportados para os Estados Unidos. A distribuição de riquezas do país é bastante desigual com 75% da população abaixo da linha da pobreza.

A população é composta em sua maioria pelos latinos e brancos, em seguida vêm os ameríndios, descendentes dos maias. O catolicismo romano é a religião predominante e em seguida o protestantismo.


Recomendação:
O filme de Mel Gibson, Apocalypto, conta uma história que se passa na península de Iucatã há 600 anos, antes da colonização espanhola no declínio da civilização maia, e todos os personagens do filme usam um dialeto maia. É uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre o assunto.


Nenhum comentário: